Quais São os Cuidados com Bebê?
Quando a chegada do primeiro filho é anunciada todos ficam eufóricos, principalmente a mamãe, com os cuidados com recém-nascido. Além do amor único que nasce a partir desse momento, algumas dúvidas podem preocupar os pais.
Para ajudar com esses dilemas, Dermodex listou cinco cuidados com bebê mais que especiais para manter o recém-nascido saudável e a mente dos papais tranquila.
5 principais cuidados com bebê
Moleira
A moleira do bebê é aquele espaço macio que separa os ossos do crânio do recém-nascido e é preciso ter muito cuidado para não machucar essa região tão delicada do seu filho. Uma das funções da moleira é proteger o cérebro enquanto cresce. Leve o seu bebê periodicamente ao médico para avaliar como está a evolução da moleira e avise o profissional sobre qualquer anormalidade que perceber.
Higiene
Todo bebê sai da maternidade com o coto umbilical. Essa região deve permanecer sempre seca e limpa para evitar infecções e facilitar a cicatrização. Nos primeiros dias de vida, a higiene do bebê é muito importante, então a limpeza da região umbilical deve ser feita com álcool 70%. Quando o coto cair, você já pode dar banho no seu bebê com sabonete próprio e, ao trocar de fraldas, passar creme para evitar assadura na virilha ou em outras partes do corpinho de seu filho.
Testes ao sair da maternidade
Os bebês realizam alguns testes antes de deixarem a maternidade para verificar se existe algum problema de saúde. O mais tradicional é o teste do pezinho que pode diagnosticar mais de 30 doenças e deve ser feito após 48 horas do nascimento.
Outro teste que o bebê faz no hospital é o teste do ouvidinho para checar problemas de audição. O exame é simples e rápido.
Existem outros testes que o bebê precisa fazer antes de sair da maternidade. Para saber mais, consulte seu médico.
Posição para dormir
A melhor posição para o bebê dormir é com a barriga para cima. Dessa forma, inclusive, diminui o risco da morte súbita do pequeno. Colocá-lo de lado faz o que o bebê inale ar com muito gás carbônico e pouco oxigênio, por isso ele pode sofrer asfixia. Os adultos também passam por isso, mas a diferença é que conseguimos perceber e mudamos de posição rapidamente.
Posição para amamentar o seu filho
Sempre que possível escolha um lugar tranquilo e adequado para amamentar o seu pequeno. Afinal, não é só o bebê que merece conforto nesse momento tão único entre mãe e bebê. Após a amamentação, tente fazer o bebê arrotar, pois junto com o leite, ele pode ter engolido um pouco de ar, o que pode causar cólicas no bebê.
Se você é mãe de primeira viagem, esses são apenas cinco dos cuidados principais que você deve ter com seu filho. Tem mais alguma outra informação que gostaria de compartilhar conosco? Entre em contato e deixe sua mensagem!