Pomada para assadura de bebê e seus cuidados

cuidado das assaduras

O bumbum ficou vermelhinho e você tem dúvida sobre como tratar a assadura do bebê e a irritação na pele do seu pequeno? As assaduras preocupam as mamães e deixam os bebês irritados com razão, pois essas inflamações são dolorosas e atrapalham o bem-estar da criança.

Veja as dicas de cuidados com bebê com Dermodex para melhorar e evitar as assaduras no bebê.

O que provoca a assadura nos bebês

A assadura nos bebês é provocada por substâncias irritantes presentes tanto na urina quanto nas fezes. Como o local da fralda fica úmido e abafado, aumenta-se a chance do surgimento de fungos e bactérias. O resultado é uma pele vermelha e inchada. Em estágios mais evoluídos, podem surgir feridas e bolhas. Saiba como cuidar de um bebê com Dermodex.

Como evitar as assaduras nos bebês

Nem mesmo as fraldas mais modernas do mercado conseguem absorver totalmente a umidade causada pelas necessidades fisiológicas, então para evitar as irritações, o ideal é trocar as fraldas do seu filho cerca de oito vezes por dia e limpar a pele da região com algodão e água morna. O mesmo deve ser feito com os cuidados com recém-nascido.

Depois, seque a pele com um pano macio e, em seguida, passe o creme preventivo para assaduras. O creme cria uma barreira protetora contra as substâncias que causam as inflamações.

Dica Dermodex: Sempre quando for mudar a fralda, retire todo creme da troca anterior e passe mais uma camada fina novamente de pomada para assadura.

Como tratar as assaduras nos bebês?

Se o seu bebê já está com assadura na virilha ou em qualquer outra parte do corpo, passe uma pomada que elimina os fungos e cicatriza a área afetada. A pomada forma uma camada protetora que reduz a fricção da fralda com a pele, impedindo assim o contato com a urina e fezes. A partir desses cuidados, as assaduras levam entre 24 e 48 horas para regredirem. Durante este intervalo, não esqueça da higiene do bebê.

Assaduras além das fraldas

Além da umidade e abafamento causados pelas fraldas outros fatores podem estimular o aparecimento de assaduras. Se você é mãe de primeira viagem, listamos alguns motivos e dicas para evitar o surgimento das lesões:

  • Deixe o bebê sem fralda por algum tempo para evitar o atrito da fralda com a pele.


  • Quando o bebê fizer cocô o ideal é lavar o bumbum com água apenas, sem a necessidade de usar sabonetes.


  • As assaduras também podem surgir por reação alérgica do bebê à fralda. Tente trocar a marca do produto.
  • A alimentação da mãe também pode causar assaduras no bebê. Mamãe, evite comer alimentos ácidos, como abacaxi, kiwi e morango, por exemplo. Nos primeiros meses de vida alimente o bebê somente com o leite materno.