Mãe de primeira viagem: Meu filho está com assaduras, e agora?
Se você é mãe de primeira viagem, as assaduras são uma inflamação especialmente comum na pele sensível do bebê, que fica vermelha e extremamente dolorida. O atrito com as fraldas e o contato por um longo período com substâncias irritantes presentes nas substâncias presentes nas fezes e urina, que causam o surgimento de fungos e bactérias, costumam ser a causa do problema. Com alguns simples cuidados com bebê, no entanto, é possível prevenir essa irritação cutânea. Mas se o seu filho está com assadura na virilha, também é possível tratar a inflamação de maneira fácil.
O primeiro passo de como tratar assadura de bebê é limpar bem a pele da criança com sabonete neutro e água morna. Evite esfregar a pele irritada, pois ela estará muito sensível e pode doer, principalmente se apresentar feridas e bolhas.
Em seguida, seque muito bem o corpo da criança, com atenção especial às áreas de dobras. Depois, aplique a pomada para assadura de bebê que elimina fungos e cicatriza a pele sobre a área afetada. Além de tratar a inflamação, o produto forma uma camada que protege a pele do bebê do atrito com as fraldas e do contato direto com fezes e urina, evitando o surgimento de novas assaduras.
Além disso, também deixe o seu filho o maior tempo possível sem fralda. Essa atitude simples ajuda na cicatrização mais rápida das assaduras, uma vez que a pele do bebê fica mais livre da umidade e do abafamento.
Seguindo também esses cuidados com recém-nascido, as assaduras começarão a melhorar em até 48 horas. E, para manter a pele do seu filho longe dessa inflamação, é importante manter uma rotina de cuidados com o bebê também no dia-a-dia.
Como prevenir assaduras
Os primeiros nove meses de vida são o período mais crítico para o surgimento de assaduras, já que nessa idade a pele do bebê é mais sensível e o uso de fraldas é constante. Então, o uso de pomada para assadura é de total importância.
Para evitar assaduras no dia a dia, a higiene do bebê é super importante, então mantenha a pele delicada do seu filho sempre limpa, utilizando algodão e água morna para a higienização das partes íntimas a cada troca de fraldas, que devem ser pelo menos oito por dia.
Após esse passo, utilize uma pomada para prevenir assaduras, aplicando uma fina camada nas áreas de dobra do seu bebê, especialmente as que ficam em contato com a fralda. As regiões mais afetadas pelas assaduras são a virilha e o bumbum e, no caso dos meninos, também a região do períneo, área abaixo da bolsa escrotal.
Pronto! Com esses passos de como cuidar de um bebê, seu filho ficará longe das dolorosas assaduras e você poderá desfrutar de muito mais momentos de carinho com ele!